08/11/2007

Isso é importante

Controle do Câncer de boca
O câncer de boca abrange várias localizações nos lábios e na cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca).
Entre todas as localizações, a mais freqüente é a língua.
Somente no período entre 1995 até 2004, o câncer na língua corresponde a 34,2 % em relação aos outros tipos de câncer bucais.
Apesar de ser um tumor de fácil diagnóstico, o câncer de boca está entre as dez neoplasias mais freqüentes no Brasil, ao longo dos últimos dez anos.
Cerca de 60% dos casos que chegam aos hospitais do Instituto nacional de Câncer (INCA), por exemplo, estão nos estágios mais avançados da doença.
Todos os anos morrem cerca de 5.800 pessoas por câncer na cavidade oral , boca e faringe no País.
Uma das estratégias para mudar esse quadro é a informação.
Os profissionais da saúde tem que abordar seus pacientes a respeito da prevenção e realização de exames clínicos para a detecção precoce.
Preste atenção:
Deve-se atentar para sinais sugestivos como feridas que não cicatrizam nos lábios e na boca.
Ulcerações superfíciais com menos de dois centímetros de diâmetro e indolores.
Manchas brancas ou avermelhadas nas gengivas, língua ou mucosa oral.
Dor ou desconforto à mastigação e deglutição.
Dificuldade na fala e dor e presença de linfadenomegalia cervical (garganta inchada).
É de grande importância a dieta , a higiene bucal adequada, consulta regular ao cirurgião dentista e auto-exames , assim como a conciência dos malefícios do fumo e do álcool.
Pessoas com mais de quarenta anos de idade, fumantes, alcoólatras, portadores de próteses mal ajustadas e dentes fraturados devem prestar atenção redobrada.
Passa essas informações para seus amigos e parentes, o assunto é sério !
O título leva a uma matéria sobre saúde bucal.

4 comentários:

Luma Rosa disse...

A dentista do meu filho soube recentemente que o marido estava com cancer na faringe. Fizeram tudo e ele morreu. Foi fulminante! Ele bebia, fumava e comia muita comida temperada. O médico disse que essas coisas em excesso também provocam o aparecimento de cancer, porque mudam o ph da saliva. Muito triste!
Bom fim de semana! Beijus

Karina disse...

O irmão de um amigo próximo faleceu ano passado de câncer na boca, fez tratamento, operou, emagreceu horrores e por fim não resistiu. Começou mesmo com uma ferida, ele fumava e bebia bastante, o q não ajudou nada.
Bacana esse post de conscientização.
Bj!

Adorei as fotos de Embu das Artes, falei pro maridão q precisamos de um passeio assim em breve!

- Karina -

Lunna Guedes disse...

E é preciso lembrar que geralmente isso tudo ocorre por falta de hábitos saudáveis. Há quem diga que somos aquilo que comemos e muita gente se esquece que tudo que comemos entra pela boca. Aliás, não só o que comemos, não é.
Beijos moça.

Ps. Desculpe a pressa hoje.
Hei em que lugar de SP você mora. Vai ter um Sarau na Zona Oeste de São Paulo no Alto da Lapa (mais precisamente). Dia 26 - quem sabe você vai e a gente se esabarra. O que me diz?
Beijoissssssssss

Tin disse...

Eu sou profissional da saúde bucal =P

E, por experiência própria sei que a maioria das pessoas são descuidadas quanto a essas coisas, e por incrivel que pareça, muitos custam a acreditar que aquela "feridinha" pode ser um câncer e pode daqui à pouco matar..
E, normalmente quando a pessoa passa a acreditar que "aquilo" pode ser possível já é tarde demais !

Então só nos resta conscientizar, essa é a ajuda que podemos dar...passar a informação adiante.