13/06/2007

IBCC

Coisas da vida e uma lição...

Hoje vou falar de algumas coisas, entre elas uma questão que por três vezes cruzou meu caminho nesse dia e apesar de não ser assunto gostoso é importante.
Resolvi que estava na hora de mudar o visual, fui então ao salão de cabelereiro mais moderninho da região poís queria cortar minhas madeixas com alguma "bichinha" descolada, pensando que sem dúvida nenhuma séria a pessoa para mudar meu visual do jeito que eu pretendia sem ficar fazendo perguntas do tipo, "mas por que vai cortar assim ?" e comentários como, "acho que isso não vai ficar bom"...coisa comum em minha vida pois, sempre opto pelo não óbvio...e, com certeza ser descolado e não ter preconceitos é uma coisa que o bichinha sabe fazer bem. Palmas para eles !
Como tudo começou..
Início do primeiro ato:
Então ontem estava eu no salão de cabelereiro e aconteceu uma coisa que logo de início me fez pensar.
Enquanto eu esperava o profissional que me atenderia, eu estava em um desses salões onde tem uma porrada de gente trabalhando, um que lava, outro que corta e seca, outro que faz penteados, maquilagem, quimíca, etc... dei de cara com uma mulher com cabelo curtíssimo , enquanto ela conversava com o rapaz que a atenderia vi que o moço preparava a máquina, essas que os meninos usam para raspar a cabeça. Pois então, a mulher estava calma e parecia saber bem o que queria.
O cabelereiro passou a máquina e zerou o cabelinho da mulher, ela estava então carequinha. Não demorou para eu sacar o que estava acontecendo, pois em seguida ela pegou a peruca que trazia na bolsa e deu ao cabelereiro, que fez tintura, corte e escova na mesma. Ficou lindo o trabalho dele e na cabeça da mulher parecia cabelo dela mesma, ninguém diria que aquilo era uma peruca. Alguém até comentou, com certeza era feita de cabelo natural.
Fim do primeiro ato.
Início do segundo ato:
Hoje durante meu horário de almoço, ainda lembrava da mulher no salão e enquanto comia estava assistindo ao acaso um programa em um canal da TV fechada.
O canal era o "People & Arts" e passava um programa chamado "Extreme Make Over" , esse programa é sobre um grupo americano que escolhe uma família que precisa de extrema reforma em casa e junto com um monte de gente vão lá e transformam a casa velha da familia, acho que devem conhecer...bom, voltando ao assunto , a família em questão nesse programa que eu estava vendo...
...a família é composta por pai, mãe e...deixa eu ver, perdi a conta do número de filhos, acho que eram mais que cinco.
Eles estavam com a casa caindo aos pedaços, cheios de dívidas, com a casa hipotecada (isso é o fim do poço da família americana, hipotecar a casa), enfim..falando o Português claro, NA MERDA.
Com o andamento do programa entendi como as coisas chegaram aquela situação, eles receberam um monte de ajuda, receberam uma casa nova e a hipoteca foi paga, sendo assim tudo estava bem na vida deles de agora em diante.
Fim do segundo ato.
Início do terceiro ato:
Hoje, assim que cheguei em casa após o trabalho, estava pensando sobre essas coisas que queria escrever aqui no bloguinho quando, ao folear um jornal que estava por aqui, dei de cara com uma matéria que me chamou a atenção e que definitivamente me direcionou para isto.
A matéria tinha essa chamada:
" Sem as marcas do câncer"
Nela havia tudo que todo mundo já esta cansado de saber sobre essa doença que mata homens, mulheres e crianças e que é ainda uma das coisas que mais assusta, pois sabemos que apesar de toda tecnologia ainda está por vir o dia em que será anúnciada a descoberto da cura para o câncer.
Mas, a boa notícia é que, cada dia mais cresce o número de mulheres vítimas de tumores malignos que fazem cirurgia plástica de reconstrução da mama.
Trinta mil cirurgias por ano em todo o País, 30 mil mulheres precisam fazer a mastectomia (retirada da mama) em todo o Brasil.
Agora a boa notícia é que graças as cirurgias de reconstrução da mama, as mulheres estão conseguindo viver uma vida normal novamente e voltando a serem felizes.
Aqui em São Paulo, temos excelentes hospitais especializados na doença e que são referência nacional. Aqui pertinho de casa esta o IBCC
por exemplo, sempre lotado mas, sempre se ouve falar bem do mesmo http://www.ibcc.org.br E, como eles tem outros.

Aqui vou deixar registrado o depoimento divulgados pelo jornal de duas mulheres que tiveram que se submeter a mastectomia e, posteriormente conseguiram fazer a reconstituição de mama :

" Precisava lutar , mas me sentia aleijada. A plástica me trouxe de volta a vontade de encontrar a cura"

" Você não imagina o que é ter de volta a coragem de beijar o marido, sem medo do corpo."

Fim do terceiro ato.

Conclusões:

No primeiro ato, a personagem era uma mulher, aproximadamente seus 60 anos que esta lutando contra o câncer, claro que sei que vocês já perceberam isso mas, o destaque aqui é para a lutadora, a pessoa que não esta se deixando abater e que apesar de estar provavelmente se sentindo "feia" pois esta careca, não esta isolada. Pelo contrário, teve a Moral de entrar em um salão de beleza lotado e se expor perante todos que ali estavam, teve a vontade de estar normal e ser mulher, e com certeza, aconteça o que acontecer, ela não vai se abater, por que esta lutando, e fará o que for preciso para ser ela mesma, nem que para isso use peruca enquanto durar a químio e /ou radioterapia..nem que para isso ela entre na fila para conseguir uma cirurgia plática de reconstrução de mama.

No segundo ato, a personagem é uma garotinha americana que teve outro tipo de câncer, e que entrou em contato com o programa para pedir que eles, o grupo do Extreme make Over , fizesse uma reforma no hospital onde ela esteve durante sua batalha para se curar da leucêmia. Uma garotinha que deveria estar com aproximadamente 7 ou 8 anos na época da gravação do programa e que, apesar de tão tenra idade já sabia o que era sofrer e queria melhorar a qualidade de vida das outras crianças com o mesmo problema dela. Uma reforminha para alegrar os quartos do hospital foi o que ela pediu, o que a familia ganhou foi a reforma do hospital com murais pintados pelos artista da Disney Word e uma reforma na própria casa deles (sem que eles soubessem) e também o pagamento das dívidas da família...tudo resolvido , ainda mais porque a garotinha se curou.

Agora um detalhe, a família esta com várias crianças, e quando vi aquilo sem saber ainda o motivo até critiquei, "imagina estão numa situação dessas e fazendo filhos"...poís é retirei o que disse assim que caiu a ficha, os irmãos foram concebídos depois de todo o caos ter começado, mas o motivo era encontrar um doador compatível com a garotinha.

A família se sacrificando para salvar um deles...

Nesse caso a garotinha sofreu tanto quanto qualquer pessoa com câncer sofre, mas em momento nenhum ela, na sua inocência, deixou de lutar.

Depois de curada queria da maneira dela ajudar as outras crianças com a doença...e uma frase que ela sempre mencionava :

"LOVE COMES FIRST" ...em Português, " O AMOR VEM PRIMEIRO"

No terceiro ato, as personagens são pessoas comuns que graças aos avanços da tecnologia podem ter uma melhora na qualidade de vida, e os especialistas alertam, fumo aumenta problemas, a procura tárdia por ajuda também. Aconselham o auto exame e vistas periódicas ao médico ginecologista.

E, a boa notícia da matéria em si, A RECONSTRUÇÃO DA MAMA DIMINUI AS DOENÇAS PSICOSSOCIAS, ou seja não havendo rejeição o paciente tem mais vontade de lutar por sua vida.

Um dia será em que os cientista anunciarão a cura para o Câncer, Aids e tudo o mais...afinal já chegaram a "Célula -Tronco" ... QUANDO ESTE DIA CHEGAR SERÁ A MAIOR VITÓRIA DA HUMANIDADE!

Fonte IBCC - Instituto Brasileiro de Controle do Câncer

AUTO-EXAME DAS MAMAS

Lembre-se de que 80% dos nódulos mamários são benignos e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada ao câncer.

1. No chuveiro

Examine suas mamas durante o banho, pois as mãos escorregam mais facilmente sobre a pele molhada. Com a mão aberta, coloque os dedos indicador, médio e anelar sobre a mama e deslize-os suavemente em movimentos circulares por toda a mama. Utilize a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para examinar a mama direita.

2. Diante do espelho

Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno da pele das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando a mama.

3. Deitada

Deite-se de costas sobre um travesseiro ou almofada. Coloque a mão direita atrás da cabeça. Com os dedos da mão esquerda, pressione suavemente a pele da mama direita, com movimentos circulares, como no exame feito no chuveiro. Agora, repita com a mão direita o exame da mama esquerda.

Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias não significa necessariamente a existência de câncer, mas deve motivá-la a procurar esclarecimentos com o mastologista.

O que procurar?

Caroços (nódulos);

Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio); Secreções mamilares existentes.

Orientações

O auto-exame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).

O auto-exame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem fazer o auto-exame no primeiro dia do mês.

A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto, peça sempre orientações a um médico especialista.

Nenhum comentário: