12/09/2007

Frescura Suiça, jeitinho Brasileiro e Tradições

Voltamos a Suiça ...
melhor, vamos até ali no Bairro da Penha onde esta hospedado o Suiço.
Ontem fomos a casa de nosso amigo degustar o Fondue (o tal fondie) estava realmente uma delícia.
Mas, vou contar os detalhes...
Bom, se vocês recordam a "novela" da panela de fondue, vai ficar pasmado de saber que no dia seguinte houve um novo catítulo...ahahahhaahah.
Coitado do Toninho , ele é amigo em comum e desta vez está hospedando o Suiço. O mala fez o Toninho sair dois dias seguidos atrás de uma panela de fondue, segundo o Toninho eles viram panelas de toda cor e tamanho, nehuma estava boa, uma era grande demais , pequena de mais ou ainda média demais !
Só que depois de dois dias quase que inteiros seguidos correndo atrás de panela, o Toninho resolveu que bastava.
"Chega de frescura Suiça e vamos dar o jeitinho Brasileiro!"
Então é o seguinte, ontem fomos ao dito cujo do fondue que, foi feito em uma panela normal de inox , em um fogão normal...e depois para manter quentinho e cremoso, foi usada uma pequena churrasqueira elétrica ..Estava tudo delícioso!
O Suiço trouxe os queijinhos na mala (acho que as roupas dele devem ter ficado um pouco "passadas" ).
Tinha três tipos de queijo no fondue que eram , dois tipos bem amarelos e bem fedorentos, e um bem branquinho e cremoso... e trouxe também um vinho branco chamado "Valais". Esse vinho é proveniente dos vinhedos da região onde ele mora lá, quase todas as montanhas baixas, que ficam nas regiões dos Alpes é local de cultivo, são principalmente Vinhedos, e aquilo fica lindo quando as uvas estão surgindo, são várias cores que enfeitam as montanhas.
Eu tenho alguma foto que mostra isso mas, infelizmente a minha foi tirada no inverno, portanto não há folhas nem frutos...mas dá para ter idéia, todos esses morros são cobertos de parreiras.
Essa daí sou eu e aquele lá no fundo é o amigo Suiço =P
Ele fez o prato com bastante "conhecimento", o que nos deixou curiosos. Perguntamos quem normalmente fazia fondue lá na casa dele, e ele respondeu que era sempre ele.
É que fazer fondue é tarefa destinada aos homens, as mulheres não fazem..é parte da tradição.
Ele nos contou que o fondue começou da seguinte maneira.
Os monges da Suiça (os monastérios ficam nos Alpes) fabricavam e consumiam queijos diáriamente. Depois das refeições, todas as sobras dos queijos eram guardados e quando tinha uma porção generosa de sobras, eles colocavam tudo em um tacho e derretiam para fazer o fondie e ajudar na alimentação, principalmente durante os rigorosos invernos dos Alpes.
Essa "ajuda alimentar feita de sobras de queijo" e o fato de o fondie ter sido feito primeiramente por homens, deu ínicio a uma tradição que é seguida até os dias de hoje na Suiça.
Bom, voltando ao nosso fondue, a coisa foi simples, ele misturou três tipos de queijo como eu falei, colocou alguns dentes de alho inteiros na panela, sal e pimenta do reino e dois cálices de água, daí foi só mexer para derreter...depois nós comemos com batatinhas cozidas, alcaparrões, pepinos em conserva e... pãooooooooo...isso por minha conta pois eu sou descendente de Italianos!
Usamos aquela famosa "churrasqueira de apartamento" para fazer as vezes do rechaud.
Espetamos as guloseimas em garfos normais e nos fartamos. Brasileiro sobrevive bem...faz parte da nossa Tradição!
Tomamos o vinho branco e depois de uma panela cheia de fondue fui para minha casa dormir.
Interessante como são as coisas, depois que eu fiquei sabendo da origem do fondue não pude deixar de pensar na nossa feijoada.
A feijoada Brasileira começou da mesma forma, só que nas senzalas.
E, quantos famosos pratos típicos devem ter começado do mesmo jeito?

10 comentários:

Tin disse...

não lembro :)

Mercia disse...

legal a origem do foundi..
bom saber um pouco de cultura. beijos

Lunna Guedes disse...

Oi moça...
Bem, agora estou com uma dúvida imensa. Onde você está afinal? Risos.
Ah! Eu adoro foundi - mas gosto com aquelas batatinhas redondinhas, deliciosas e maravilhosas.
Beijos

Tin disse...

Oi Lunna!!!

Como nunca sei de que bloguinho seu voce esta escrvevendo, vou responder aqui no meu mesmo... =P

Eu sou do mundo!
ahahahaha, estou no Brasil, sou Brasileira...mas por sorte, tenho amigos em todo lugar do mundo!
Essas fotos e coisas da Suiça são por conta de que, ninguém nesse mundo pelo que eu pude entender, vai ou mora na Suiça...ahahahahaha
Gente, o povo lá é meio tosquinho...você está na Itália, deve entender o que estou dizendo.
Alias, a parte mais legal e feliz dessa viagem que fiz a Suiça, França e Itália foi justamente a Itáliaaaaaaaaaaaa.
Tão maravilhosa, gente tão feliz e parecida com os Brasileiros que me senti em casa...uma Loucura aquilo, agora sei porque grito tanto e sou tão dispirocada... =P
Mas, é isso...
meu fondue foi com as batatinhas pequeninas também, tava bom!

Fadiany disse...

Olá, meu nome é Fadiany..
Sou do Brasil!

Estou fazendo uma pesquisa da escola...
e gostaria de saber quais são as roupas usadas na Suíça, e quais são as Tradições dai!

Se você me responder, iria me ajudar muito!
Obrigada!

By: Fadiany Eller.

Tin disse...

Oi Fadiany, estou tentando visualizar seu blog e responder sua pergunta mas, não estou conseguindo...então espero que você veja a resposta aqui.
Na verdade, Suiça é um país muito tradicional e não tão moderno no que diz respeito a moda...eles se vestem na maneira mais clássica e sóbria, quanto aos jovens eles usam muito 'jeans' no dia á dia.
Com relação as roupas tradicionais, eles tem um tipo de vestido comprido para as mulheres e um 'macacãozinho' com bordados para os homens, isso é vestimento de festas tradicionais ( e é usada mais nos locais turisticos e em épocas de festas e nas montanhas). Não tenho nehuma foto para mostrar mas, procura imagens no 'google' que tenho certeza que você vai achar, se eu localizar alguma coisa, coloco no blog em uma postagem para você.
Abraço e boa sorte!

Tin disse...

Oi Fadiany, estou tentando visualizar seu blog e responder sua pergunta mas, não estou conseguindo...então espero que você veja a resposta aqui.
Na verdade, Suiça é um país muito tradicional e não tão moderno no que diz respeito a moda...eles se vestem na maneira mais clássica e sóbria, quanto aos jovens eles usam muito 'jeans' no dia á dia.
Com relação as roupas tradicionais, eles tem um tipo de vestido comprido para as mulheres e um 'macacãozinho' com bordados para os homens, isso é vestimento de festas tradicionais ( e é usada mais nos locais turisticos e em épocas de festas e nas montanhas). Não tenho nehuma foto para mostrar mas, procura imagens no 'google' que tenho certeza que você vai achar, se eu localizar alguma coisa, coloco no blog em uma postagem para você.
Abraço e boa sorte!

Tin disse...

Então Fadiany, dá uma olhada nesse site , tem informações sobre vários aspectos sobre a Suiça.

http://www.swissinfo.ch

Fabiana disse...

ola Fadiany, moro na suiça italiana vi uma foto sua de dança do ventre, eu fazia a muitos anos no Brasil q agora q estou morando aqui ñ sei onde fica vc poderia me indicar algum local?.
Estou quase doida aqui sem fazer nada e amo essa dança preciso muito.
esse é meu orkut
http://www.orkut.com/Main#Profile.aspx?uid=700005315524865710&rl=t

desde ja agradeço de coração. bjinhos fiq com Deus

Tin disse...

Olá Fabiana!

Eu sou a Cintia ou Tin, se voce preferir... esse bloguinho é meu.
Seguinte, essa foto que voce viu de dança do ventre, foi tirada no Brasil, fazia aulas no Brasil, onde moro.
Infelizmente não sei se há aulas de belly dance na Suiça, acredito que não.
tentei encontrar seu perfil no orkut para responder seu contato mas, não te achei na busca...espero que voce veja a resposta por aqui..
um abraço!

Cintia Fumagalli (Tin)