24/12/2009

Avatar

Fico muito tempo sem postar e daí preciso recuperar o tempo perdido, hoje estou ativa, aproveitando a oportunidade e colocando o bloguinho em dia.
Na estréia de Avatar eu estava lá já, como tinha planejado, com muita expectativa! Avatar é sonhador...
Falando de Pandora, o mundo que é mostrado no filme. Lá tem algo de mundo mágico misturado com Floresta Amazônica. Super colorida, Pandora é luxuriante e primitiva! Quase um desfile de escolas de samba do grupo especial ... como sonhar acordado e desejar que fosse real, Avatar é simplesmente sonhador...
O filme fala do mundo novo que , é claro o povo da Terra quer para si, já que a Terra foi praticamente destruída, algo que , com certeza pode deixar de ser fato fictício!
Avatar mostra em Pandora, um povo alienígena que na essência é uma tribo. A sociedade tribal se assemelha aos índios americanos e, há outras tribos mostradas no decorrer do filme que parecem com outras do mundo real que conhecemos e que remetem as diversas tribos de todos os Continentes da Terra, que ainda existem ou que já existiram... a mensagem é clara, não acha?
O filme tem também um aspecto mítico e religioso, na verdade Espiritual. Os Na'vi tem rituais espírituais, que existem na verdade e são praticados por tribos de todos os cantos do mundo. Tudo em Avatar é um apelo a essência e ao Amor, e respeito a natureza. O filme é maravilhoso!
* a seguir tem dois vídeos, um do próprio filme e o outro do Dead Can Dance, da música Yulunga, onde voce vê claramente as semelhanças, dos rituais praticados em Avatar , com os dos povos Indigenas que existem.
**Tem passagens da tribo Na'vi que lembram o filme O Último dos Moicanos.

Nenhum comentário: