13/04/2008

Ovinhos

Hoje achei aqui em casa uma toca de Lagartixas
Como eu sei que é isso?
Bom, na verdade é uma dedução óbvia.
Aqui em casa tem bastante delas, e um dia desses, no mesmo lugar, eu achei uma casca de ovinho já vazia, ou seja a lagartixinha que estava lá nasceu e saiu do ninho para viver sua vidinha.
Elas são importantes predadoras de insetos, ajudam no controle de algumas pragas, por isso existem estudos divulgados dizendo que elas devem ser toleradas até dentro de casa pois controlam a população de pernilongos, mosquitos, baratas e aranhas.
Tem gente que tem medo delas, outras tem nojo...eu adoro!
Um dia desses uma delas até se 'jogou' em cima de mim, e como eu não tenho medo, deixei ela fazer o que queria. Ela me usou para chegar até o muro, deu uma andadinha rapida no meu ombro e se jogou de novo.
A sensação é engraçada, ela é tão levinha que não dá para sentir seu peso mas, as patinhas são geladinhas e fofas...
Criatura fofa, é um réptil o que me faz pensar em um 'jacarézinho' ou ainda em um 'dinossauro' miniatura.
Como não sei o ciclo delas, não tenho idéia de quanto tempo vai levar para elas nascerem. Vou checar continuamente para ver o andamento da coisa.
Quem sabe dou sorte e vejo o nascimento delas.
Não quis mexer nos ovinhos pois não sei se faz diferença para os bebês lagartixas ou até para a mãe deles.
Aqui tem as fotinhos, onde esta marcado com a seta é ovinho.
Legal né?
=)

Nenhum comentário: