07/07/2008

Mc Kasher

Tá...eu também não tinha idéia do que era isso até, dar de cara com uma reportagem na revista do jornal Folha de São Paulo...infelizmente não sei onde a revista foi parar, senão colocaria aqui na integra a reportagem.
Comida kasher, é coisa de Judeu ...
E, fiquei intrigada quando vi que os Judeus se converteram ao "fast food" aqui em São Paulo.
Por isso li a reportagem e por isso quis escrever aqui.
Teve um dia aqui na capital que o MC Donald's abriu uma de suas lojas exclusívamente para a comunidade Judaíca e preparou 'pencas' de MC Kashers .
Com a supervisão de um rabino, os equipamentos do restaurante em questão foram trocados por novos , os alimentos foram trazidos e prepados conforme as leis do livro sagrado deles e daí a comunidade se reuniu e foram todos felizes e contentes 'devorar' toneladas de Mc lanches.
A coisa foi um sucesso ... tanto que a comunidade quer mais.
Só não entendi direito uma coisa:
" Tá certo fazer a coisa toda acontecer segundo os preceitos religiosos , daí ninguém se ofende e ainda sim experimentam uma das coisas mais comuns e cultuadas no mundo moderno , o "fast food".
Tá certo, que tudo foi trazido para o restaurante por eles mesmos, desde o equipamento utilizado no preparo das Mc Tralhas assim como, os próprios alimentos , carne, vegetais ...tudo criado e cultivado por eles mesmos... os molhos especiais e até o "Chefe - Rabino".
Tá certo que a cena foi inusitada e por isso mesmo linda...aquele monte de gente provando pela primeira vez o Mc gosto... e que carinhas felizes!
Aquele monte de homens, adultos e crianças com seus chapéus que não sei o nome... mas na foto divulgada, todos estavam usando... como manda o livro sagrado.
Tá certo que isso foi único e por isso mesmo especial... e que através disso nós ficamos mais informados a respeito das tradições e costumes deles.
Mas, não entendi o motivo do ' ketchup e picles (os pepininhos em conserva) ' terem sido importados dos Estados Unidos.
Isso não foi explicado, mas durante a reportagem parecia não ser necessário pois, talvez fosse tão óbvio que não precisava , sei lá.
Mas, realmente não entendi...
Por que ketchup e pepinos Americanos (lógico?) para as Mc Guloseimas Kasher ?!
Nota:
Eu já fui fã ardorosa das Mc porcarias mas, realmente essa fase é mais feliz... tem dois anos que não como MC Donald's e definitivamente decidi que o Mc palhaço não vai ficar mais rico ganhando meu dinheirinho nem mesmo por causa da Mc casquinha.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pô, minhas irmãs trabalham no McDonald's :P Huahauhaua, só agora que tá começando a minha fase de começar a querer comer só lá!

Sabrina disse...

Simplismente pq do mesmo jeito, que a carne deve ser KASHER, o katchup e o pikles, devem ser tambem. nao exite katchup de saquinho kasher. do mesmo jeito que na deve existir o picles que o mcdonald usa.

Tin disse...

É Sabrinha, faz sentido isso que voce falou,, e agora pensando nisso melhor, pois tem muito tempo que escrevi sobre isso aqui no Bloguinho, acho que os ketchup e pikles vieram dos estados Unidos porque lá, obviamente , deve ter MC Donald's Kasher em algumas esquinas, já que me parece ser os E.U.A o segundo lugar que mais tem Judeus no mundo... bom, seja lá como for achei bem legal o MC Kasher dia. Obrigada pela visita !

Anônimo disse...

oi...
os judeus conhecem fast food (e muito bem alias)!
em Israel tem um monte, assim como EUA e Argentina, lugares com numeros assustadores de judeus...
ja aconteceu inumeras vezes o tal mc kasher... inclusive, toda vez que se faz um mc kasher, ele dura pelo menos 1 mes, e acontece aos domingos)
as coisas (e nao só o ketchup e o picles) vem de la, justamente porque nos EUA existe muito mais opcoes kasher... diferente do brasil, la em qq supermercado, exitem infinitas opcoes kasher, doces, massas e etc...
ja aqui no brasil a variedade de coisas kasher esta crescendo... ja existe supermercado grande, e rabinos visitam diariamente fabricas e mais fabricas para dar autorizacao de consumo para os alimentos (1 exemplo: se vc olhar a caixinha do sucrilhos da kellogs, o de chocolate, normal com o tigre na frente, tem um simbolo que para muitos nao significa nada, no cantinho da caixa tem uma bolinha escrito bka, isso quer dizer que um rabino foi ate a fabrica, viu o sucrilhos sendo preparado, e este esta de acordo com as regras judaica, ou seja, apta para consumo de um judeu)!!! o universo kasher eh por demais complexo, e mto complicado pra qq pessoa que nao faz parte desse mundo entender... so estudando e respeitando essas leis pra entender!! mas muito legal vc escrever sobre isso aqui no seu blog... bjinhos