28/08/2007

Posse responsável !!

Isso é uma coisa que eu falo o tempo todo e para todo mundo...até que demorou para este tópico parar no Bloguinho.
É que a ignorância das pessoas com relação a este assunto me espanta e me chateia.
Mas, hoje tive motivação para escrever sobre o assunto...
A cerca de dez dias atrás, eu e minha irmã recolhemos mais uma criaturinha abandonada.
A verdade é que estamos já sem condições de fazer isso, nosso espaço físico não comporta mais e nossa condição financeira é a mesma da maioria das pessoas, em outras palavras: estamos com o pé na "Jaca".
Só que tem certas coisas que , não dá para fazer de conta que não estamos vendo.
A pequenina estava abandonada em um terreno baldio, em um dia de muito frio, este tempo louco que esta rolando por aqui, um dia calor as pencas no outro frio de inverno.
Bom, naquele dia em particular estava bastante frio e ela, a pequeninha estava lá jogada no terreno, sem água nem comida, deitada em cima de um pedaço de isopor para tentar esquentar o corpinho já quase sem pêlos, devido a sarna. Feinha que só ela, a coitadinha estava com uma barriga imensa de vermínose e magricela ao mesmo tempo pois dava para contar os ossinhos do corpinho, fora as perninhas tortas e pézinho "chinelados", típico de cães desnutridos.
E, para piorar a situação, tem sempre alguém "bem intencionado" que quer ajudar...ela estava coberta de ÓLEO QUEIMADO...não sei se foi a própria pessoa que abandonou a coitadinha quem passou, ou se foi outra pessoa desinformada que "tentou ajudar".
Diz a CRETINICE POPULAR que óleo queimado (óleo velho de automóveis) curam a SARNA. Na verdade ele sufoca o ácaro que causa a sarna, mas por outro lado intoxica o animal por sufocar os póros da pele.
Bom, por isso que estou escrevendo sobre isso aqui, preciso aproveitar para passar a informação correta e, claro tudo que é meio de divulgação serve. Então vamos lá:
POSSE RESPONSÁVEL
Isso é muito fácil de práticar, se você tem um animal de estimação e ama seu bicho, pratique posse responsável.
1 - Não importa a idade e nem o sexo de seu bichinho converse com um veterinário sobre a
ESTERILIZAÇÃO dele.
Para quem não sabe , é apenas uma cirurgia que retira os orgãos reprodutores de seu bichinho, nos machos OS TESTÍCULOS , nas fêmas O ÚTERO E OVÁRIOS.
Essa prática pode parecer cruel mas não é. Inclusive tem atualmente várias pesquisas com resultados comprovados, em todo o mundo , sobre os benefícios da CASTRAÇÃO nos animais de estimação, eles tem melhor qualidade de vida, evita-se tumores e câncer quando eles são castrados, inclusive nas fêmeas a castração ainda na primeira infância diminue drásticamente os tumores mamários. Com a esterilização, há o CONTROLE DE NATALIDADE o que, sem dúvida nenhuma, é a coisa mais importante para acabar com os animais abandonados. Com a esterilização você evita que os cães machos se percam , coisa muito comum pois quando um macho é inteiro e por acaso passa ali pelo seu bairro uma cadelinha no cio, ele vai atrás e claro não consegue mais voltar...pronto, seu cão(ou gato) se perdeu e você nunca mais irá vê-lo.
Esterilização é um ato de amor!
2 - Manter seus animais de estimação em casa é super importante. Passeios só na coleira e acompanhado de pessoa responsável. Isso é importante para o bem estar de seu animal, e da comunidade.
Soltar o bicho na rua para fazer suas necessidades ou para dar uma voltinha não está com nada!
Nessa "voltinha" muita coisa pode acontecer, um atropelamento, um volta sem retorno (lembra da cachorrinha no cio que passou por aqui e junto levou todos os cães do bairro que estavam soltos? ). Um vizinho chateado pois ele não tem cachorro ( nem gato) mas, o bicho do vizinho(nesse caso o seu cachorro) foi "cagar" na calçada dele...putz, canso de ver isso acontecer e vizinho reclamar.
Maus tratos por LEVIANDADE. Isso é situação mais comum do que se imagina. Basta citar alguns casos, vários cães (gatos) atropelados por diversão, animais que são bárbarizados por gente que fura, corta, rasga, chuta, coloca fogo, joga água quente, bate com pau, joga longe , joga para cima, coloca em RINHA , atiça para brigar, joga pedra....ESTUPRA.
É, essa vida é ingrata, principalmente a dos animais de rua.
3 - Nunca abandone um animal, se não puder mais ficar com ele procure a ajuda de associações e pessoas que se preocupam com eles , existem milhares de ONGS para ajudar as pessoas a colocar animais em adoção e para encaminhar animais para castração a preços populares e até mesmo GRÁTIS !
Se você não conhecer nenhuma, é só colocar na pesquisa do GOOGLE pelas "tags" ONGS, ASSOCIAÇÃO PROTETORA DE ANIMAIS (só não vale a carrocinha, se você optar por eles saiba que seu animal será sacrifícado poís animais entregues no Centro de Controle de Zoonoses por seus próprios donos tem seu destino selado), VIRA-LATAS .
4 - Cuide bem de seus bichos, proporcione a eles abrigo, água fresca, comida, cuidados veterinários , passeios e VIDA SOCIAL ANIMAL. Isso parece bobeira mas não é. Um animal feliz é um animal sem neuroses. Todo animal tem direito a ter amigos da mesma espécie...isso só faz bem a eles.
Sempre que passear, leve-o na coleira para a segurança dele e para não ímpor aos que não gostam, situações que poderiam gerar problemas a você. Recolha as fezes de seus cães durante os passeios, isso é prática de CIDADANIA.
Bom, é isso...não é nada difícil e antes de mais nada é uma questão de educação.
Quanto a minha mais nova protegida....
Dez dias se passaram desde que ela chegou aqui assim, como você está vendo nas fotos. Nesse dia ela tomou o primeiro banho da vida dela, com um produto ideal para o tratamento da SARNA , esse mal que atormenta a vida dos animais e que é causado por ÁCAROS, a coisa mais boba do mundo ! (se clicar na foto dela você pode ver maior)
E vou passar aqui a receita para cuidar disso, sem traumas nem CRETINICES POPULARES.
Hoje ela esta mais bonitinha, sem barriga de vermes (coisa fácil de resolver também), com um corpinho mais gordinho e já feliz da vida pois agora ela tem um lar !
Com o tempo, ela estará curada da sarna, com a idade ideal ela será vacinada, e ESTERILIZADA .
Depois disso terei que tentar a doação dela, poís tenho atualemente 25 (isso mesmo, vinte e cinco) cães entre meus collies e os que recolhi das ruas e não consegui doar , não tenho como ficar com ela.
As pessoas falam, onde come um...comem dois, mas não é assim. Quando você tem demais chega uma hora que não tem como dar qualidade de vida a eles , e isso também seria MAUS TRATOS.
Então, tirei ela da rua e de uma condição infeliz , darei a ela o que esta precisando para sua plena recuperação e já entregarei castrada para alguma alma boa que queira adotar essa fofa.
Espero que ela tenha um novo lar em breve.
Amigos, se alguém aí quiser adotar ou quiser ajudar na divulgação da "Fofa" eu agradeço!
FOFA... (acho que esse será o nome dela, pelo menos por enquanto)
Fofa é muito simpática, vai ficar bonitinha sim ...é pequena e continuará de pequeno porte quando crescer...é um doce, adora lamber e abanar o rabinho e NUNCA...NUNCA CHORA , se ela tiver a caminha dela está tudo certo.
É incrível pois ela só tem pouco mais de um mês e fica sozinha o dia todo, não chora para nada, nem para pedir comida..nunca vi um filhote tão "responsável" assim.
É isso...prátique posse responsável para que a história de Fofa não se repita ainda por muito tempo...um dia isso acaba, se Deus quiser e a humanidade permitir!
CUIDAR DA SARNA:
tem um produto chamado TRIATOX , isso você compra em avícultura, pet shop.
É o único produto que acaba com a sarna de forma correta e eficáz, É BARATO.
EM UM LITRO DE ÁGUA, DILUIR DOIS ml (2ml) DE TRIATOX. DAR UM BANHO NO CÃO, QUE PODE SER COM QUALQUER SABÃO, INCLUSIVE PARA SARNA. ENXAGUAR PARA TIRAR A ESPUMA. DEPOIS USAR A ÁGUA COM TRIATOX PASSANDO NO CORPO DO CÃO, NÃO ENXUGAR.
FAZER UM BANHO DESSE POR SEMANA, DEIXAR O CÃO SECAR NO SOL.
SE ESTIVER FRIO VOCE PODE SÓ PASSAR A ÁGUA COM TRIATOX , ao invés de dar banho.
Em pouco tempo ele estará curado. Sarna nada mais é do que ácaro...
VERMINÓSES:
Existem vermifugos especifícos nos pet shops para todas as idades e todos vem com bula e orientação de uso.
Mas para filhotinhos pode-se comprar o bom e velho lícor de cacau comprado na farmácia do bairro, esse é só dar uma colherinha de café durante três noites consecutivas. Não funciona em cães adultos.
Nos dois casos, vermifugar os animais de estimação é uma coisa que deve ser repetida com certa frequência, pelo menos duas vezes ao ano seria bom.
Espero que estas informações ajudem.

5 comentários:

Mercia disse...

Tin, que linda a Fofa!!! Pena que não posso ficar com ela... porque além de estar muito longe, agora moro em apartamento e pela minha condição de viajar muito nunca faria isso com um bichinho... deixá-lo sozinho.
mas um dia quem sabe!!!!

beijos

Lunna Guedes disse...

Nossa! Eu tenho um cão lindo (boxer) chamado Patrick no brasil e um rottviller aqui em Gênova com o mesmo nome. Adoro cães e já cheguei a ter 18 cães porque sempre que saia voltava pra casa com um cão atrás de mim.
Acho absurdo o que as pessoas são capazes de fazer com animais. Tenho paixão por cães, eles são fofos, lindos e amáveis. São verdadeiros no que sentem e é tão bom receber o carinho deles e retribuir.
Melhor parar por aqui se não vou ficar falando o resto da noite.
Beijos

Karla disse...

tenho três cachorros, um cofap,uma pincher e um mestiço filhote de hunsk siberiano com pastor .Os três de um mês para cá, apareceram com sarna, atraves de pesquisas que fiz aqui pela internet, cheguei a uma conclusão que pode ser um tal de escabiose,um tipo de sarna bem comum,ja me disseram que o oleo queimado resolve,estou muito preocupada com eles,pois no momento estou sem condições para levar ao veterinario,pois eles sempre passam remédios muito caros,ainda mais aque são três.Bom mais gostei da sua informação sobre o TRIATOX, irei procurar nos pet shop, gostaria de saber como esta sua fofa hoje, esta curada.preciso saber para concluir minha pesquisa sobre sarna..Obrigada.ass: KARLA

Unknown disse...

Olha a Fofa aqui Karla , mas veja, hoje ela é adulta e sei que tem sarna demodécica ( sarna negra ).

Veja ela aqui :
http://estranho-mundo-de-tin.blogspot.com.br/2007/09/fofa.html

Unknown disse...

E a Fofa adulta aqui:
http://blogdatin.blogspot.com.br/2010/09/as-flores-do-meu-quintal.html

abraço!